UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmã de Ingrid quer reunir-se com Lula

FERNANDO EICHENBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE PARIS

Astrid Betancourt, irmã da ex-senadora Ingrid Betancourt, disse ontem à Folha que espera poder se encontrar com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para pedir apoio à libertação de reféns da guerrilha terrorista colombiana Farc.
Mas ela fez questão de salientar que a iniciativa não tem nenhuma relação com a recente tentativa de libertação de sua irmã, realizada com o apoio do governo francês. "Não há nada relacionado aos acontecimentos recentes", disse ontem à Folha, em Paris.

Momento delicado
O momento é delicado para o governo francês. Desde que a participação francesa na operação foi revelada, integrantes do alto escalão da administração caíram em sucessivas contradições.
Inicialmente, o gabinete do premiê Jean-Pierre Raffarin disse não ter sido informado da operação. Mais tarde, Raffarin foi obrigado a desmentir essa informação. A Presidência usou argumento parecido e também foi forçada a desmentir a informação.
O chanceler Dominique de Villepin foi obrigado a alterar sua versão dos fatos algumas vezes. Sua tentativa de explicação, no último domingo, também não convenceu. Especula-se que ele fale em "missão médica" para suavizar a irritação dos governos brasileiro e colombiano por não terem sido avisados, invocando a falta de tempo diante da extrema urgência da operação.
A versão oficial mais recente diz que a operação foi lançada em comum acordo por Jacques Chirac (presidente), Raffarin e De Villepin. Mas o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, desafeto oficioso de De Villepin, não foi avisado.
Sarkozy, que foi à Colômbia, na semana passada, para assinar um acordo de cooperação policial entre Paris e Bogotá, queixou-se de não ter sido avisado. Mais tarde, De Villepin disse que o Ministério do Interior foi avisado.


Texto Anterior: Farc e Paris não se falaram, diz negociador
Próximo Texto: Argentina: Popularidade de Kirchner atinge 90,9%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.