UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Premiê italiano já tem processo contra publicação

Revista "The Economist" publica ataque feroz contra Berlusconi

DA REDAÇÃO

Conhecida por sua oposição ferrenha a Silvio Berlusconi, a influente revista britânica "The Economist" traz na edição publicada ontem um duro ataque ao premiê italiano, desafiando-o a responder a uma avalanche de questões sobre seus negócios durante os últimos 30 anos.
Aumentando o tom de sua longa campanha contra o atual presidente da União Européia, a revista conservadora publica extenso dossiê, com detalhes de várias acusações que pesam contra Berlusconi. Ela faz também duras críticas à recente aprovação, pelo Parlamento italiano, de uma lei que concede imunidade aos cinco principais membros do governo.
A aprovação foi considerada "sob medida" para Berlusconi, que responde a um processo -agora paralisado- em que é acusado de subornar dois juízes durante a privatização de uma empresa de alimentos, em meados dos anos 1980.
"A "Economist" está preocupada com Berlusconi tanto por ser uma penúria para os italianos e seu Judiciário quanto por ser o caso mais extremo na Europa de abuso por um capitalista à democracia na qual ele vive", diz a revista.

Reação
Um porta-voz de Berlusconi disse que ele ainda não havia tido tempo para ler a revista. "Seus advogados a lerão", acrescentou. O premiê já tem um processo contra a revista por causa de um artigo publicado em 2001 com o título "Por que Silvio Berlusconi é inepto para liderar a Itália".
Considerado o homem mais rico da Itália, o premiê, de centro-direita, nega todas as acusações e afirma ser vítima de perseguição de promotores e juízes com motivações políticas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Argentina: Popularidade de Kirchner atinge 90,9%
Próximo Texto: Diplomacia: Ministro paraguaio é demitido após chamar brasileiros de sem-vergonha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.