São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO NOS EUA

Candidatos oscilam

Convenção não ajuda Kerry, diz pesquisa

DA REDAÇÃO

O candidato democrata à Presidência dos EUA, John Kerry, aparece na frente de seu rival, o presidente republicano George W. Bush, em pesquisa divulgada ontem pela revista "Newsweek". O levantamento, no entanto, mostra que a convenção democrata, encerrada anteontem, teve pouca influência no eleitorado.
Na pesquisa de ontem, Kerry tem 52% das intenções de voto, contra 44% para Bush. Caso o cenário inclua o candidato independente Ralph Nader, o democrata receberia 49% dos votos, e Bush, 42%. Nader teria apenas 3%.
A pesquisa foi feita de quinta a sexta, quando a convenção democrata estava no fim. Foram ouvidos 1.010 adultos; a margem de erro é de três pontos percentuais.
Apesar da convenção, os candidatos apenas oscilaram em relação ao levantamento anterior da "Newsweek", realizado entre 8 e 9 de julho: Kerry teve 51%, contra 45% para Bush. Com os três candidato, Kerry aparecia com 47%, Bush, com 44%, e Nader, com 3%.
Uma recente pesquisa do instituto Gallup, baseada nas últimas dez eleições, mostra que os candidatos à Presidência sobem em média 6,1 % após participarem de convenções partidárias.
Analistas, no entanto, já previam que a convenção democrata não teria um efeito maior na candidatura de Kerry pelo fato de ele estar em exposição desde março, quando se tornou o candidato virtual da oposição a Bush.
Os republicanos realizarão a sua convenção no final de agosto e início de setembro, em Nova York, quando confirmarão a candidatura de Bush à reeleição.
Em campanha na Pensilvânia, Kerry atacou ontem as dificuldades econômicas do país sob o governo Bush. Em Ohio, Bush prometeu proteger os interesses comerciais americanos e criticou a política monetária chinesa.


Com agências internacionais

Texto Anterior: "Apenas cumpro ordens", diz marine
Próximo Texto: Eleição nos EUA: "Kerry ganhará", diz marqueteiro de Clinton
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.