São Paulo, quarta-feira, 01 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Bicicleta municipal para trajeto urbano vira uma coqueluche dos franceses

DA REDAÇÃO

Lançado no último dia 15, um serviço municipal de bicicletas alugadas a baixíssimo preço virou a coqueluche do verão de Paris. Elas já são 10 mil. O número dobrará até o final do ano, e os pontos de entrega e retirada, hoje em 750, chegarão a 1.451 -praticamente um ponto a cada 300 metros na cidade.
O serviço foi instituído pelo prefeito socialista Bertrand Delanoë. Ele contratou uma empresa que forneceu as bicicletas e cuida da manutenção e distribuição.
Os assinantes do "velib" (abreviatura em francês para bicicleta gratuita) pagam em torno de 1,00 por dia (R$ 2,47). Apanham a bicicleta perto de casa e a deixam perto do trabalho ou do cinema. Para voltar, pegam outra bicicleta do ponto mais próximo de distribuição.
O "Le Monde" diz que os problemas iniciais já haviam sido constatados dois anos atrás, quando o mesmo sistema passou a funcionar na cidade francesa de Lyon. Nenhuma pesquisa indica antecipadamente onde sobrarão e onde faltarão bicicletas. É por isso que, de madrugada, caminhões abastecem os pontos em falta.
Há o caso curioso do bairro de Montmartre, localizado numa colina. Para ir ao trabalho, moradores escolhem a bicicleta. Mas ao voltar, e para evitar rampas íngremes, optam pelo conforto do metrô -há na rede regular 14 linhas com quase 400 estações, numa cidade de 2,5 milhões de pessoas.
O monitoramento do serviço demonstrou que o trajeto médio de um assinante diário é de 25 minutos. Quem fez uma assinatura anual roda 14 minutos. Nessas duas semanas, foram 45 mil viagens diárias, e 62 mil num domingo de sol.
As bicicletas são de um modelo padronizado, cinza, e que apenas circulam com o farol aceso. Quem pega uma bicicleta a devolve. Só 20 foram furtadas desde a implantação do "velib".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Só 2.000 vão em Paris a ato contra limitação de greves
Próximo Texto: Brown lança aliança moral contra pobreza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.