São Paulo, terça-feira, 01 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça vê comparecimento de 61,3%, mas resistência contesta

DO ENVIADO A TEGUCIGALPA

As controvertidas eleições hondurenhas de anteontem tiveram um índice de participação de 61,3%, segundo a apuração parcial do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE). A porcentagem é contestada pelo presidente deposto, Manuel Zelaya, que alega abstenção de até 67%.
Pelos números do TSE, a abstenção deverá ser menor do que a da última eleição presidencial, há quatro anos, quando a participação foi de 55%. O voto é obrigatório pela Constituição, mas não há punição aos faltosos.
O TSE e o presidente eleito, Porfirio Lobo, argumentam que a abstenção em Honduras é alta porque, dos 4,6 milhões de eleitores, cerca de 1 milhão vive nos EUA como imigrantes, mas segue registrado como se estivesse no país. Segundo o candidato vencedor, ao subtrair essa população, a participação chegou a 80% anteontem.
Os números oficiais são rechaçados por Zelaya. Segundo seu principal assessor político, Carlos Reina, até 67% dos eleitores deixaram de votar. Ele afirma que o número foi calculado em 1.400 atas eleitorais às quais "amigos" do presidente deposto tiveram acesso.
Reina disse que o TSE só vai liberar o acesso público às atas depois de adulteradas.
Único observador brasileiro presente nas eleições de anteontem, o deputado opositor pernambucano Raul Jungmann (PPS) disse que ainda não há dados suficientes disponíveis para uma avaliação definitiva, mas descartou um comparecimento em massa.
"Estive em 60 sessões eleitorais, nas quais o teto foi 50%, e o piso, um terço. Evidentemente, não posso extrapolar para o país, mas [a participação] pode ter sido boa; maciça, não."
Jungmann disse que uma das falhas dos observadores internacionais foi a ênfase na visita aos centros de votação.
"Na rua, foi satisfatório. Ficou faltando acesso ao processo de totalização, menos por culpa deles do que nossa, que preferimos ir para a ponta", afirmou. "A ressalva que eu faria é que o processo de observação tem de se dar também na totalização", concluiu ele. (FM)


Texto Anterior: Deposto só aceita voltar sem reconhecer eleição
Próximo Texto: EUA reconhecem Lobo como presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.