São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EFEITO DA CRISE

Homossexual lidera novo governo de esquerda islandês

DA REUTERS

Um acordo dos partidos minoritários de centro-esquerda confirmou ontem Johanna Sigurdardottir como a nova primeira-ministra da Islândia, um dos países mais afetados pela crise econômica global. A ex-aeromoça de 66 anos é a primeira líder assumidamente homossexual do mundo -é casada com uma mulher desde 2002 e foi ministra do Bem-Estar Social por oito anos.
Sigurdardottir assume interinamente após a renúncia, há uma semana, do centro-direitista Geir H. Haarde -cuja situação ficou insustentável com o colapso da economia da Islândia, que teve um boom com a expansão do crédito no mundo e derreteu quando esse mesmo crédito ficou escasso. O país de 320 mil habitantes foi tomado por uma onda de protestos e precisou de empréstimo de US$ 10 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI), que estabeleu novo plano econômico para a Islândia.
Do desfecho pode depender a entrada do país na União Europeia, que talvez ocorra em 2011, segundo o britânico "The Guardian".


Texto Anterior: Tragédia: Caminhão-tanque explode e deixa 110 mortos no Quênia
Próximo Texto: Redução de tropas no Iraque será substancial, diz presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.