São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro pode estar sumido, diz embaixador

MARIANA SALLOWICZ
DA FOLHA ONLINE

A diplomacia brasileira busca informações sobre um brasileiro que estaria desaparecido em Concepción, cidade mais atingida pelo terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no último sábado e matou ao menos 723, segundo o embaixador do Brasil no país, Mário Vilalva. O diplomata conversou com a Folha Online por telefone de Santiago.
"Estamos procurando informações com as autoridades, o que está muito difícil porque os resgates ainda estão em andamento. A comunicação com as zonas mais afetadas está muito precária", afirma.
O diplomata diz que a embaixada já investigou três suspeitas de brasileiros entre as vítimas, que não se confirmaram. O único caso que ainda não foi encerrado é do brasileiro que estaria em Concepción.
De acordo com ele, entre as informações erradas enviadas à diplomacia está o caso de um brasileiro que queria voltar ao Brasil porque um familiar tinha morrido. "A informação que chegou a nós foi que era ele tinha morrido aqui [Chile], mas vimos que não era isso."
Para Vilalva, à medida que o número de vítimas sobe aumenta a possibilidade de haver brasileiros entre eles. O Itamaraty estima em 12 mil o número de brasileiros residentes ou em passagem pelo Chile.
O Itamaraty informou ontem já ter uma lista de 800 nomes de brasileiros que estão no Chile e ainda não entraram em contato com parentes no Brasil. Eles não são considerados desaparecidos porque há dificuldades de comunicação com o Chile, devido aos danos causados pelo terremoto ao sistema de telecomunicações do país. O contato está sendo feito pelo Núcleo de Assistência a Brasileiros, pelos números 0/xx/61/3411-8804 e 3411-8805 entre 10h e 18h e 0/xx/ 61/8197-2284 entre 18h e 10h.


Texto Anterior: Catástrofe no Chile: Lula visita país e oferta hospital de campanha
Próximo Texto: Escritora Lygia Bojunga relata instantes de terror
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.