São Paulo, segunda-feira, 02 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CNBB acredita que beatificação atrairá fiéis

DO ENVIADO A ROMA

A Igreja Católica brasileira acredita que a beatificação de João Paulo 2º será um fator de atração de fiéis. "Quando você vê alguém que caminhou aqui, conosco, virar um modelo de santidade, pensa: "Nossa, eu estava lá". Isso é bom, aproxima a igreja das pessoas", afirma o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Dimas Lara Barbosa.
O papa esteve no Brasil quatro vezes entre 1979 e 1997 e ganhou apelido de "João de Deus" decorrente de uma música escolhida em concurso no Rio para homenagear a famosa visita de 1980.
Apesar de ser claramente popular, tendo levado 2 milhões à sua última missa na viagem de 1997 ao Rio, a relação com a hierarquia da igreja foi tumultuada.
O papado de Karol Wojtyla foi marcado pela retirada do poder dos aderentes da Teologia da Libertação -corrente que via na luta social com viés marxista uma analogia ao cristianismo, influente até hoje no Brasil. (IG)


Texto Anterior: Beatificar papas traz risco de politização, afirma vaticanista
Próximo Texto: Fila para venerar corpo do novo beato leva 1 hora
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.