São Paulo, segunda-feira, 02 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fila para venerar corpo do novo beato leva 1 hora

DO ENVIADO A ROMA

João Paulo 2º agora é um dos quase 600 beatos declarados por Bento 16, e o primeiro a ter sua missa cerimonial presidida pelo papa.
Em breve, deverá unir-se aos 34 santos canonizados até aqui por ele.
Ontem, durante a missa de beatificação, duas freiras levaram ao papa um relicário com uma ampola de sangue de Karol Wojtyla, material colhido para eventuais transfusões.
Uma era a polonesa que cuidava do papa, e a outra, a francesa Marie Simon-Pierre, cuja cura do mal de Parkinson, após rezar no túmulo de Wojtyla, foi aprovada como milagre pela igreja.
Estiveram na missa Robert Mugabe, o ditador do Zimbábue que é proibido de entrar na União Europeia (Vaticano não é membro) acusado de violar direitos humanos, e o premiê italiano, Silvio Berlusconi, enrolado pela acusação de corromper uma menor em orgias. O vice-presidente Michel Temer representou o Brasil.

FILA DE UMA HORA
Beatos podem ser objeto de veneração, ter igrejas em seu nome e um dia no calendário litúrgico.
No caso de Wojtyla, 22 de outubro, começo de seu pontificado, mas por ora apenas na Polônia e em Roma.
Falta um milagre para ele virar santo, e há 1.500 em estudo. O secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, prevê a canonização "em poucos anos".
Os restos mortais também pode ser venerados. Depois da missa, Bento 16 foi o primeiro a rezar em frente a seu caixão, que havia sido tirado da cripta e foi colocado na frente do altar central da basílica de São Pedro. Sobre ele, um Evangelho medieval.
Na sequência, autoridades e fiéis puderam fazer o mesmo. Quando a Folha foi, no começo da tarde, a fila demorava uma hora.
A visitação acaba hoje às 19h, quando o caixão será então levado para ser colocado na capela de São Sebastião.
Já no sábado era possível ver sinais de que uma multidão chegava à cidade de 2,7 milhões de pessoas. "Eu dormi depois da vigília no Circo Máximo, num colchonete ali mesmo", contou o croata Franjo Vladic, referindo-se ao evento que reuniu 200 mil pessoas no sábado. (IG)


Texto Anterior: CNBB acredita que beatificação atrairá fiéis
Próximo Texto: Opinião: Não é um fato inédito o rito de canonização ter sido encurtado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.