UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOLTA ÀS AULAS

Sombra de Saddam persiste entre as crianças

Precárias, escolas reabrem no Iraque

Karim Sahib/France Presse
Estudantes rasgam antigos livros escolares, em Bagdá


DA REUTERS

O novo ano acadêmico teve início ontem no Iraque, mas algumas das escolas ainda lutam para receber livros didáticos, canetas e mobília.
"As pessoas dizem que são dias novos, que haverá novas salas de aula e livros, mas isso não aconteceu até agora", disse Sana al Rahman, professora da escola de ensino fundamental Al Waquidi, em Bagdá, uma das poucas escolas em funcionamento ontem. "A situação era ruim e apenas ficou pior", afirmou ela.
A maioria das escolas deve recomeçar as atividades no sábado, o primeiro dia da semana no calendário iraquiano. Os professores, no entanto, reclamam da falta de livros didáticos e materiais de escritório, da mobília quebrada e de salas de aula imundas.
As crianças aparentam estar contentes de retornar às aulas. "Estou muito feliz de voltar para a escola", disse Dalal Fouad, 12. "O estudo é o nosso futuro."
Sob o antigo regime, as crianças eram obrigadas a saudar "longa vida ao nosso líder Saddam" todas as vezes que se levantassem em classe.
Agora, os alunos dizem: "Longa vida à nação".
Mas a velha rotina era bastante eficiente. Os versos antigos acidentalmente acabam saindo de muitas bocas na escola Al Waqidi.


Texto Anterior: Americanos querem promotor especial para investigar caso CIA
Próximo Texto: Powell articula apresentação de resolução para hoje ou amanhã
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.