São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deslocamentos aumentam 41% no país, diz ONG

DA REDAÇÃO

Relatório apresentado pela ONG Codhes (Consultoria para Direitos Humanos e Refugiados, na sigla em espanhol) aponta que, no primeiro semestre deste ano, 270 mil pessoas tornaram-se deslocadas internas ou refugiadas na Colômbia, 41% a mais do que no mesmo período de 2007. "A cada dia, em média, 1.503 pessoas refugiaram-se", disse o diretor-executivo, Jorge Rojas.
Para a ONG, as principais causas dos deslocamentos são o rearmamento dos paramilitares de direita, a reação da guerrilha de esquerda Farc, o medo dos recrutamentos forçados e a fumigação de plantios ilícitos. O texto não estima o total de refugiados e deslocados, mas dados oficiais citam quase 3 milhões, atrás só do Sudão.
Bogotá contestou os números, os maiores desde 1985, e estimou em 111 mil os novos refugiados no primeiro semestre. O governo admite um "repique", mas disse que as cifras são "infinitamente inferiores a 2000 e 2002".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Colômbia investiga mortes de 19 jovens por militares
Próximo Texto: Somália pede ataque internacional a piratas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.