São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Casa Branca cria czar contra vazamentos

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

Os EUA anunciaram ontem a nomeação de um "czar" antivazamentos para lidar com a segurança de informações oficiais.
O Conselho de Segurança Nacional apontou Russell Travers assessor sênior para acesso a informação e políticas de segurança.
Além de eleger medidas corretivas e para controle de danos após o vazamento, ele deverá oferecer opções de ações para evitar a repetição do problema.
Até agora, Travers era responsável por gerenciar o fluxo de dados relativos a terrorismo coletados por agências americanas desde o 11 de Setembro.
Outros órgãos também farão avaliações independentes do caso. Entre eles estão o Conselho de Inteligência da Presidência e o Escritório de Gerenciamento e Orçamento, que ordenou revisão de procedimentos das agências federais.
O Departamento de Estado norte-americano fez ainda ontem um apelo para que países "prestem mais atenção no que os EUA fazem do que no que dizem".
Em conversa com jornalistas estrangeiros, o porta-voz do órgão, P.J. Crowley, insistiu em que o trabalho das embaixadas não muda.
"O material divulgado mostra que falamos em público o mesmo que falamos em particular", disse.
Crowley também voltou a atacar Julian Assange, a face pública do WikiLeaks, a quem chamou de "anarquista" que "está fugindo da Interpol".
Ele disse que a tarefa de pedir desculpas a governos expostos ao ridículo vai continuar.
E afirmou que os EUA continuam a se engajar pelo mundo, com um exemplo no mínimo curioso: "falo, por exemplo, com [o presidente da Venezuela, Hugo] Chávez via seu Twitter."


Texto Anterior: Divulgação gera crise diplomática para EUA
Próximo Texto: Análise: Site se distancia de princípios colaborativos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.