São Paulo, quarta-feira, 03 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Despedida de Gerald Ford reúne a velha guarda republicana

Kevin Lamarque/Reuters
Kissinger (esq.), Rumsfeld, Greenspan e Baker na 1ª fila


DA REDAÇÃO

Gerações de políticos que serviram a governos republicanos nos Estados Unidos se reuniram ontem, na Catedral Nacional de Washington, para homenagear o 38º presidente do país, Gerald Ford, morto aos 93 anos no último dia 26. O corpo será sepultado hoje em Grand Rapids, Estado de Michigan.
Ford governou por dois anos e meio, depois que o presidente Richard Nixon renunciou, em 1974, em razão do escândalo de Watergate. Ele assinou decreto em que anistiava Nixon, o que pesou na queda de sua popularidade e na derrota que sofreria para o democrata Jimmy Carter nas eleições presidenciais de 1976.
Carter estava na cerimônia, assim como o ex-presidente Bill Clinton (1993-2000), também democrata, e o atual presidente, George W. Bush. Mas as presenças mais comentadas foram a do ex-secretário de Estado Henry Kissinger, que serviu aos governos Ford e Nixon, e a de James Baker, que foi secretário de Estado de George Bush (1989-1992), pai do presidente atual.
Kissinger, 83, e Baker, 75, estão hoje em lados opostos da discussão sobre a futura estratégia em relação ao Iraque. Baker co-presidiu o bipartidário Grupo de Estudos do Iraque, que sugeriu no início de dezembro uma retirada escalonada dos soldados americanos do país árabe; Kissinger, que em 1973 assinou o acordo que pôs fim à Guerra do Vietnã -para os críticos, com quatro anos de atraso-, tem aconselhado a Casa Branca a persistir na guerra, para evitar uma retirada humilhante.
Também foram à homenagem Alan Greenspan, ex-presidente do Fed, que foi presidente do Conselho de Assessores Econômicos de Ford, e Brent Scowcroft, que atuou como assessor de Segurança Nacional de Ford e de Bush pai e foi um dos republicanos da velha guarda que se opuseram à invasão do Iraque, em 2003.
O ex-secretário da Defesa Donald Rumsfeld, que pediu demissão depois da derrota republicana nas eleições legislativas de novembro, sentou-se na primeira fila, em frente ao caixão. Rumsfeld também atuou com Ford e Ronald Reagan (1981-1988).


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ahmadinejad diz que vai humilhar EUA
Próximo Texto: ONU: Ban contradiz a ONU e evita condenar morte de Saddam
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.