São Paulo, sábado, 03 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EQUADOR

Presidente demite chefe do Exército por morte de ministra

DA REDAÇÃO

O comandante do Exército do Equador, Pedro Machado, foi demitido ontem por culpa das falhas na segurança que provocaram o acidente aéreo em que morreram a ministra da Defesa Guadalupe Larriva e mais seis pessoas, na semana passada.
Machado disse que foi afastado do cargo ao se negar a pedir demissão, sugerida pelo então ministro da Defesa interino, Ricardo Patiño.
"Patiño me disse: entregamos a vocês a ministra viva e vocês a devolvem morta", relatou Machado.
"Assumo que tenho que ir para que a situação se acalme, mas não se pode culpar um comandante por tudo o que acontece no Exército."
Patiño, que é ministro da Economia, confirmou ontem que Machado foi afastado pelo presidente Rafael Correa "nem tanto pelo acidente, mas pelas decisões administrativas e de segurança tomadas antes do vôo".
A nova ministra da Defesa, a filósofa Lorena Escudero, 41, tomou posse ontem. A cúpula das Forças Armadas não participou da cerimônia.


Texto Anterior: Presidente chinês cita Darfur a líder sudanês
Próximo Texto: Petrolíferas tendem a ficar na Venezuela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.