São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Justiça autoriza casamento gay em Washington

DA REDAÇÃO

A Suprema Corte dos EUA rejeitou ontem um recurso que pretendia suspender uma lei autorizando o casamento entre homossexuais na capital americana, Washington.
A decisão, comunicada em um documento de três páginas pelo presidente da Corte, John Roberts, foi anunciada na véspera da entrada em vigor da medida, aprovada pelo Legislativo municipal em dezembro do ano passado.
O magistrado alegou que a lei poderia ter sido derrubada no Congresso americano, na Suprema Corte do Distrito de Columbia -de que Washington faz parte- e na Corte de Apelações, mas não o foi em nenhum deles.
Opositores da medida defendiam a realização de um referendo sobre a lei.
A partir de hoje, portanto, casais gays já poderão entrar com pedidos de casamento, porém precisarão esperar por três dias úteis para vê-los ratificados, conforme a lei local.
A entrada em vigor da nova lei coloca a capital americana ao lado dos Estados de New Hampshire, Massachusetts, Iowa, Vermont e Connecticut, que já permitem o matrimônio de casais homossexuais.
Permitem o casamento gay ainda Canadá, África do Sul, Espanha, Suécia, Noruega, Holanda e Bélgica e a Cidade do México.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Dubai pedirá a detenção de Netanyahu
Próximo Texto: Foco: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra" do Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.