São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Europa mobiliza ajuda humanitária a mais de 180 mil

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

Após a ONU chamar de emergência humanitária a situação das pessoas que tentam fugir da Líbia, os governos europeus decidiram mandar ajuda.
Ontem, o Reino Unido enviou três aviões para levar para o Cairo egípcios que estão retidos na fronteira da Líbia com a Tunísia. A França também prometeu aviões.
Segundo a ONU, mais de 180 mil pessoas já fugiram da Líbia, sendo 85 mil pessoas pela fronteira com a Tunísia. A maioria é de egípcios que trabalhavam na Líbia e agora temem a violência e a falta de alimentos no país.
Eles reclamam que foram abandonados pelo Egito, que está sob comando das Forças Armadas após a queda do ditador Hosni Mubarak.
Firas Kayal, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados que está na Tunísia, afirma que, se os países ricos não ajudarem, a situação logo se transformará em tragédia.
Foram montadas tendas, mas muitos são obrigados a dormir no chão, sem abrigo. Falta comida e água, e as condições sanitárias são precárias.
Houve fugas da Líbia também pela fronteira do Niger, onde ao menos 2.600 pessoas buscaram ajuda.


Texto Anterior: Brasileiro é quem distribui os alimentos
Próximo Texto: Onda de revoltas: China veta repórteres em manifestação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.