São Paulo, domingo, 03 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A MORTE DO PAPA

Mais de 20 mil rezaram pelo papa em Aparecida

JAIRO MARQUES
MAURÍCIO SIMIONATO

DA AGÊNCIA FOLHA

A vigília pelo papa João Paulo 2º chegou a reunir pelo menos 20 mil romeiros e fiéis ontem pela manhã em quatro missas no Santuário Nacional de Aparecida (167 km a nordeste de São Paulo).
Os religiosos acenderam velas, e os padres dedicaram as missas em homenagema ao sumo pontífice. Outras duas missas estavam marcadas para ocorrer ontem, uma às 16h e a última às 19h.
Os padres usaram durante as missas um trecho de áudio com uma fala do papa quanto ele esteve no santuário, em 1980, no qual ele revelava a sua devoção por Nossa Senhora Aparecida.
Os cerca de 40 padres que moram em um convento ao lado da basílica continuam em vigília permanente por causa do estado de saúde do papa.
Um dos padres que rezou a missa das 8h ontem, Carlos da Silva, conheceu o papa quando morou em Roma entre as décadas de 70 e de 80. Ele também foi mestre de cerimônia da visita do papa à basílica de Aparecida no início da década de 80.
"Certa vez, quando o visitei no Vaticano com um arcebispo, levamos um quilo de café e um litro de pinga de presente, e ele brincou com a gente demonstrando seu bom humor e disse: "O café deixa aqui, mas a pinga esconde embaixo da mesa"."

Santa Paulina
Em Nova Trento (SC), cidade de santa Paulina (1865-1942), canonizada por João Paulo 2º em maio 2002 como a primeira santa brasileira, fiéis de várias partes de Santa Catarina e também de São Paulo e Rio Grande do Sul estão chegando para render homenagens e e participar de atos pelo papa.
No Santuário de Santa Paulina, em todas as missas, desde o agravamento da saúde do pontífice, há orações especiais em homenagem ao papa. Anteontem, uma imagem do papa foi exposta no local.
Ontem à tarde, o santuário já registrava um movimento muito maior do que o usual.


Texto Anterior: A morte do papa: Mundo todo faz homenagens a pontífice
Próximo Texto: A morte do papa: Livro revela "dupla face" de papável argentino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.