São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Grupo assume ataques que não cometeu

DA REDAÇÃO

Embora tenha divulgado um vídeo no qual assume a autoria da aparente tentativa de ataque em Nova York, o Taleban paquistanês é conhecido por reivindicar ações que não cometeu, segundo especialistas em terrorismo.
"Tudo deve ser analisado com ceticismo até que haja uma evidência forte apontando para uma coisa ou outra", disse o ex-agente da CIA e analista Marc Sageman ao site do "Wall Street Journal".
Segundo Sageman, o Taleban paquistanês apropriou falsamente a autoria de várias ações no Paquistão e de um ataque, em abril de 2009 no Estado de Nova York.
Na ocasião, um homem armado com duas pistolas matou 13 pessoas em um centro de apoio a imigrantes na cidade de Binghamton. O autor dos tiros, que se matou a seguir, era um vietnamita que, segundo as investigações, não tinha laços com o Taleban.
Outro indício suspeito é o fato de o homem que aparece reivindicando o suposto atentado no vídeo detectado por autoridades americanas em sites de extremistas islâmicos se referir à ação apenas como "esse ataque nos EUA", sem maiores detalhes.
Organizações muçulmanas ultrarradicais formam uma rede nebulosa de grupos e facções que muitas vezes competem pelo apoio de segmentos hostis ao Ocidente.
Caso seja comprovada a autoria do Taleban paquistanês, terá sido a primeira ação do grupo fora do continente asiático.


Texto Anterior: Ataque frustrado em área turística alarma Nova York
Próximo Texto: Times Square ensaia volta ao normal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.