UOL


São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro da ONU chega a Bagdá

DA ASSOCIATED PRESS

O representante especial da ONU no Iraque, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, 55, chegou ontem a Bagdá afirmando que sua prioridade principal é garantir o estabelecimento rápido de uma autoridade interina e ajudar na formação de um governo democrático no país.
"O Iraque já sofreu muito por tempo demais", disse Mello, ao desembarcar. "Os iraquianos merecem uma situação melhor -infinitamente melhor." Mello é o alto comissário da ONU para Direitos Humanos.
Uma resolução do Conselho de Segurança da ONU aprovada em maio dá a Mello a função de trabalhar "intensamente" com a população iraquiana e com as forças de ocupação (EUA e Reino Unido) para a formação de um governo independente no Iraque.
"Fui enviado aqui com um mandato para ajudar a população iraquiana e os responsáveis pela administração do país a conseguir a liberdade, a administrar seu próprio destino e a determinar seu próprio futuro", disse o diplomata brasileiro.
O Conselho de Segurança também suspendeu as sanções econômicas contra o Iraque no mês passado, permitindo que o dinheiro recebido pela venda do petróleo vá para um novo fundo de desenvolvimento, a ser usado para financiar a reconstrução.


Texto Anterior: Blix diz que Iraque não comprovou ter destruído suas armas proibidas
Próximo Texto: Irã na mira: Irã captura cinco americanos no Golfo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.