São Paulo, quarta-feira, 03 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESPALDO

Lula dá apoio a presidente da Guatemala, acusado por morte

EDUARDO SCOLESE
ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DA GUATEMALA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou visita à Guatemala para manifestar seu apoio ao colega Álvaro Colom, acusado pela oposição de estar por trás do assassinato de um advogado no mês passado.
"E quem é que disse que denúncia significa alguma coisa? E se não for verdade? Eu apoio a democracia. Eu sei o que aconteceu comigo em 2005 [ano das denúncias do mensalão]."
Na semana passada, Lula recebeu o ditador uzbeque Islam Karimov. Em maio, passou pelo constrangimento do convite e depois cancelamento da visita ao Brasil do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
"Quando o Brasil sai pra viajar não é o Lula que está viajando, é o Estado brasileiro que está mantendo contato com outro Estado. Isso vale para a Guatemala, vale pra China, vale pro Irã. Eu quero visitar o Irã", afirmou. "O Brasil tem uma boa relação comercial com o Irã, então nós temos que ir lá conversar com o Irã. Agora quem governa o Irã é da responsabilidade do povo do Irã, não é do povo brasileiro. Então sem preconceito", disse.
A primeira manifestação de apoio a Colom ocorreu com declaração conjunta entre Brasil e Guatemala, na qual o governo brasileiro "expressa sua confiança em que prevaleça a governabilidade e a harmonia" e que seja preservada a "institucionalidade democrática e a vigência do Estado de direito".
O documento foi lido diante de Lula e Colom, em evento no final da noite de anteontem no palácio do governo local (0h em Brasília).
A acusação contra Colom veio à tona por meio de um vídeo, gravado pelo advogado Rodrigo Rosenberg antes de ter sido assassinado a tiros. Na gravação, quatro dias antes de sua morte, ele responsabiliza o presidente pelo seu assassinato.
Colom nega acusações e diz que tudo faz parte de um plano que tem como objetivo desestabilizar o seu governo.


Texto Anterior: Chávez reaparece após 3 dias e atribui falta a posse a "atentado"
Próximo Texto: Brown deve perder três ministros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.