São Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA intimam aliado a evitar novos ataques

DE WASHINGTON

Os EUA pressionaram ontem Israel em particular e em público para evitar novos ataques a embarcações de ajuda humanitária à faixa de Gaza.
Ainda sem condenar diretamente o aliado, a Casa Branca disse, por meio de porta-voz, que "o mais importante agora para o presidente é que eventos como esse não voltem a ocorrer, que protejamos Israel e que levemos ajuda ao povo necessitado de Gaza".
Segundo o porta-voz, os EUA estão "esperançosos" quanto à colaboração.
No Conselho de Segurança da ONU, o episódio atrapalhou outro objetivo americano, o de votar novo pacote de sanções contra o Irã devido a seu programa nuclear.
Os EUA pretendiam fazer a votação já hoje, mas diplomatas afirmaram à imprensa que, com a polêmica sobre o ataque se desenrolando, dificilmente as sanções serão votadas antes da próxima semana.
O embaixador de Israel nos EUA, Michael Oren, ficou mais de quatro horas na Casa Branca na terça.
Um dos encontros foi com o general James Jones, assessor de segurança nacional da Casa Branca. Houve discussões sobre como lidar com o fiasco de relações públicas internacional e como permitir mais acesso de ajuda a Gaza sem comprometer a segurança israelense.
Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina, que se reunirá em Washington na semana que vem com Barack Obama, disse que pedirá "ação robusta" contra Israel. (ANDREA MURTA)


Texto Anterior: Deportação é precedida por espera tensa
Próximo Texto: Parlamento turco cobra desculpas de Israel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.