São Paulo, sexta-feira, 03 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

"Personalidade promíscua" da bactéria está na origem de mutações virulentas

CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

A pequena, ordinária e acima de tudo promíscua Escherichia coli está tendo seus 15 minutos de fama graças a um conjunto de mutações que produziu a cepa letal da Europa. Mas, antes de aprontar a maldade com seres humanos, a bactéria teve de aguentar calada muito desaforo.
A E. coli, como é conhecida, é o principal organismo de pesquisa biotecnológica. Ela tem seu DNA manipulado sem dó para produzir insulina e outras drogas de interesse da humanidade.
É cultivada e vendida aos bilhões a laboratórios. É usada em testes de contaminação de água por fezes (daí a palavra "coliforme fecal"). E seus cromossomos, picados e emendados, permitiram sequenciar o genoma humano.
Essa versatilidade se deve, entre outras coisas, à promiscuidade da E. coli. Por meio de um anel de DNA, o plasmídeo, que salta de bactéria a outra, a E. coli pode contrabandear material genético a bactérias que não são parentes e incorporar genes de outros organismos, como vírus.
Esse mecanismo é chamado transferência horizontal de genes, e é a base da moderna indústria da biotecnologia (que nos deu vacinas e alimentos transgênicos).
Mas a mesma "personalidade" que a torna útil aos geneticistas cria cepas virulentas, como a que causou um surto nos EUA em 2006 e o da Europa neste ano. A E. coli absorve facilmente por transferência horizontal genes resistentes a antibióticos e genes de produção de toxinas.
A análise genômica da linhagem que assusta a Europa também mostrou que ela resiste ao telúrio, elemento usado como antimicrobiano em laboratórios e na indústria eletrônica, cada vez mais presente em solos e água.


Texto Anterior: Berlim rejeita pânico e paranoia, mas vendas agrícolas têm queda
Próximo Texto: Família de garoto sírio sofreu represália
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.