São Paulo, sábado, 03 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chávez anuncia prisão de acusado por ataques terroristas em Cuba

Presidente venezuelano volta a ameaçar TV oposicionista

FLÁVIA MARREIRO
DE CARACAS

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou ontem a prisão, em Caracas, do salvadorenho Francisco Chávez Abarca, que constava da lista de procurados da Interpol por seus supostos vínculos com atentados a bomba em Cuba nos anos 90.
Em cadeia de rádio e TV, Chávez afirmou que o salvadorenho foi preso anteontem no aeroporto quando tentava entrar no país com passaporte falso. O venezuelano acusou a oposição de conspirar com o acusado de terrorismo para matá-lo. "Caiu Chávez, sim, mas eu não", afirmou.
Chávez Abarca é acusado de ligações com o cubano naturalizado venezuelano Luis Posada Carriles. Posada foi condenado na Venezuela e no Panamá por atentados em Cuba -o mais sangrento foi a explosão de um avião que matou 73 pessoas em 1976- e vive em Miami. Caracas e Havana pedem a extradição.
O presidente venezuelano também usou a transmissão para mais uma vez ameaçar tomar o controle da TV Globovisión, de aberta oposição ao governo, devido a processos contra dois dos sócios.
O presidente da TV, Guillermo Zuloaga, e um dos maiores acionistas da emissora, Nelson Mezerhane, estão foragidos e têm ordem de captura internacional.
Zuloaga é acusado de "usura genérica" por supostamente ter ocultado veículos em casa para especular no mercado. Mezerhane é acusado de participar de supostas fraudes que levaram o governo a intervir no banco do qual era presidente.
O venezuelano ainda defendeu seu governo no "escândalo da comida vencida" -o achado de ao menos 70 mil toneladas de alimentos importados fora do prazo de validade. Chávez leu a acusação contra três ex-dirigentes da PDVAL, a estatal importadora, e disse que na oposição há "podridão moral".


Texto Anterior: Análise: Política argentina para julgar crimes ocorridos na ditadura é contraditória
Próximo Texto: Clóvis Rossi: O crime ataca a democracia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.