São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britânicos se opõem a ação sem aval da ONU

DA REDAÇÃO

Pesquisa publicada ontem pelo jornal "Daily Mirror" indica que 71% dos britânicos se opõem à participação de seu país numa guerra contra o Iraque sem a aprovação da ONU.
Somente 22% dos entrevistados disseram apoiar um ataque com participação britânica. Os outros 7% não responderam.
A oposição a um ataque cresceu 20 pontos percentuais em relação a outra pesquisa, realizada há uma semana. O instituto ICI, responsável pelo levantamento, ouviu 1.001 pessoas em todo o Reino Unido entre 27 e 29 de agosto.
Os resultados são mais um revés para o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que enfrenta também oposição dentro de seu próprio partido.
Diversos deputados trabalhistas se declararam contra uma ação militar no Iraque por temor de uma desestabilização da região. O opositor Partido Conservador, porém, apóia a posição americana, sob o argumento de que o ditador iraquiano, Saddam Hussein, ameaça o Reino Unido.

Apoio americano
Uma outra pesquisa publicada ontem, pelo jornal "The Los Angeles Times", indica que 59% dos americanos apóiam uma ação para derrubar Saddam.
Porém 61% dos que apóiam a ação militar dizem que os EUA deveriam buscar antes a aprovação da comunidade internacional para o ataque.
Segundo a pesquisa, 29% dos americanos são contra qualquer ação militar contra o Iraque, e 12% disseram que não sabem. Foram ouvidas 1.372 pessoas, entre 22 e 25 de agosto, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Guerra sem limites: Iraque acena com volta de inspeção da ONU
Próximo Texto: Powell deixará cargo em 2005, diz "Time"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.