São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEGELO

EUA e Cuba negociam para restabelecer contato postal

DA REUTERS

Estados Unidos e Cuba vão retomar neste mês as conversações para restabelecer o serviço postal direto entre os dois países pela primeira vez em quase 50 anos, informaram autoridades dos EUA. Essa é mais uma iniciativa de aproximação do governo do presidente americano, Barack Obama, em relação à ilha.
O serviço postal direto entre os dois países foi suspenso em 1963. Desde então, correspondências entre Cuba e EUA podem levar semanas para chegar, já que precisam passar por um terceiro país. Tentativas anteriores de restaurar a ligação falharam, e analistas afirmam que Havana ainda permanece reticente sobre que tipo de material pode ser mandado para a ilha a partir dos EUA.
As negociações, agendadas para começar no próximo dia 17, são uma continuação de conversas bilaterais que aconteceram em julho sobre a questão da imigração legal de cubanos aos EUA. As duas rodadas de negociação foram acordadas em maio, um mês após Obama ter levantado restrições de viagens e financeiras a americanos com parentes em Cuba.
As ações são exemplos da mudança de política que os EUA passaram a adotar em relação a Cuba sob Obama. Em 2003, durante o governo de George W. Bush (2001-2009), conversas sobre imigração com Havana foram interrompidas.


Texto Anterior: Justiça chilena dá início à prisão de 131 ex-agentes da ditadura
Próximo Texto: Terremoto mata ao menos 44 pessoas no sul da Indonésia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.