São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refém desmaia em vídeo exibido por militantes

DA REDAÇÃO

Um vídeo da irlandesa Margaret Hassan -que também tem cidadania britânica e iraquiana- foi divulgado ontem, mostrando a agente humanitária clamando pela própria vida, depois desmaiando diante da câmera, segundo informou o premiê da Irlanda, Bertie Ahern.
O primeiro-ministro disse ao Parlamento que a rede de TV Al Jazira recebeu o vídeo, mas preferiu não exibir por questões humanitárias -a imagem de Hassan desmaiando é muito chocante.
Após o desmaio, a agente humanitária é acordada pelos seqüestradores, que jogam água para reanimá-la. Em seguida, Hassan volta a chorar.
Os seqüestradores exigem que o governo britânico liberte todas as mulheres em prisão iraquianas para soltar Hassan. O Reino Unido não aceita a exigência.
Um outro britânico foi morto neste mês após o premiê Tony Blair não atender a reivindicação similar.
O governo irlandês disse que não pode fazer nada, pois não está envolvido na ocupação. Hassan mudou há 32 anos para o Iraque, onde se casou com um iraquiano e recebeu a cidadania.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Terror no Iraque mata 10 no dia da eleição
Próximo Texto: Anti-Bush, Europa engrossa coro a favor de Kerry
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.