São Paulo, terça-feira, 04 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Schwarzenegger deixa poder, mas faz mistério sobre futuro

John G.Mabanglo/Efe
Schwarzenegger e sua mulher na posse do novo governador

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

Arnold Schwarzenegger deixou o governo da Califórnia na manhã de ontem, com um baixíssimo índice de popularidade e fazendo suspense sobre o que fará da vida depois dos sete anos como "governator" do Estado mais populoso dos EUA.
Apesar de ter transformado a região em líder mundial em tecnologia limpa e proteção ambiental, Schwarzenegger fracassou em sanar os problemas fiscais e repassa para o próximo governador, o democrata Jerry Brown, um deficit de US$ 28 bilhões pelos próximos 18 meses.
Em seu discurso da posse, Brown pediu aos californianos que estejam prontos para bilhões de dólares em cortes de serviços públicos. O Estado tem o oitavo maior PIB do mundo, na frente até mesmo do Brasil.
O republicano Schwarzenegger, famoso pelos filmes "Conan, o Bárbaro" (1982) e "Exterminador do Futuro" (1984), chegou ao poder com 60% de aceitação em 2003 e terminou com pouco mais de 20%, prejudicado pela alta taxa de desemprego e pela crise no setor de construção.
Alguns de seus últimos atos foi dar clemência a criminosos que enfrentavam o corredor da morte e leiloar uma jaqueta com seu autógrafo no Twitter.
Escrever livros, dar palestras motivacionais e trabalhar com questões ambientais são algumas alternativas da vida que o aguarda, segundo disse ao semanário "Variety".
"Tenho uma longa lista de coisas que posso fazer, mas nada que eu possa me concentrar até eu estar totalmente fora do governo", disse o ex-fisiculturista.
"Para mim, a alegria da vida é não saber, e você acaba descobrindo o que vai fazer. Eu amo isso. Eu não gosto de rede de segurança. Você vai lá com uma cabeça aberta e tem de aprender tudo rapidamente."
Ele não descartou voltar a fazer cinema e citou Fred Thompson como um exemplo de personalidade que vai e vem entre os mundos da política e do entretenimento.


Texto Anterior: Análise: Oposição vai se deparar com teste em Legislativo que entra
Próximo Texto: Republicanos investigarão WikiLeaks
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.