São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Maioria xiita foi reprimida por Saddam

DA EDITORA-ADJUNTA DE MUNDO

Xiitas e sunitas são dois ramos da mesma religião, o islamismo. A cisão advém de uma divergência sobre a sucessão do profeta Maomé: os sunitas aceitam a linha vigente, enquanto os xiitas crêem que Ali, primo e genro de Maomé, deveria sucedê-lo.
Embora os sunitas perfaçam 85% dos muçulmanos no mundo, são os xiitas que predominam no Iraque, onde são 60% (contra 30% de sunitas).
Reprimidos pelo sunita Saddam Hussein (1979-2003), os xiitas se beneficiaram das eleições diretas, que lhes deram maioria na Assembléia. O premiê Nuri al Maliki é xiita.
Embora os iraquianos de etnia curda, que habitam o norte do país, sejam em geral sunitas, eles tendem a se aliar politicamente aos árabes xiitas.
O motivo maior é o interesse na autonomia regional: as áreas habitadas por xiitas e curdos concentram o petróleo, principal riqueza iraquiana. (LC)


Texto Anterior: Êxodo é o maior movimento na região desde a criação de Israel
Próximo Texto: Atentado mata ao menos 135 em mercado de Bagdá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.