São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Disparos foram feitos de helicóptero contra carro dos militantes; grupo promete vingança

Israel mata 3 do Hamas em ataque em Gaza

DA REDAÇÃO

Israel matou três membros do grupo terrorista Hamas em ataque aéreo ontem na faixa de Gaza. A organização islâmica, responsável por dezenas de atentados contra israelenses, afirmou que vai se vingar. A ação de ontem foi mais uma da série de ataques seletivos que Israel tem realizado na atual Intifada (levante palestino contra a ocupação israelense, iniciado em setembro de 2000).
O Hamas afirmou em seu site que os três estavam em uma "missão da jihad [guerra santa]", em um sinal de que poderiam estar preparados para cometer um atentado. Os disparos dos mísseis foram feitos por um helicóptero perto do assentamento judaico de Netzarim.
"Israel atacou um veículo transportando terroristas do Hamas que estiveram recentemente envolvidos em numerosas ações terroristas contra alvos israelenses e planejavam novos atentados", disse o Exército em comunicado.
Há cinco dias, Israel matou três membros do grupo terrorista Jihad Islâmico na mesma área.
A expectativa é de que Israel intensifique os seus ataques contra militantes dos grupos terroristas palestinos antes de levar adiante o plano de remoção de assentamentos da faixa de Gaza. Avi Pazner, porta-voz do governo de Israel, disse que a campanha contra os extremistas será mantida mesmo depois da possível retirada.
O xeque Ahmed Yassin, líder espiritual do Hamas, disse que o grupo continuará atacando Israel. "O povo palestino manterá a sua resistência contra ocupação apesar da agressão".
O premiê palestino, Ahmed Korei, condenou o ataque de Israel. "O objetivo do governo israelense é eliminar qualquer tentativa de ressuscitar o processo de paz."
Na faixa de Gaza, 7.800 judeus vivem em assentamentos fortificados em meio a 1,3 milhão de palestinos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Pequim ameaça oposição em Hong Kong
Próximo Texto: América Latina: Após revés, oposição venezuelana se divide
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.