São Paulo, Terça-feira, 04 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPEDIÇÃO
Mallory pode ter sido o 1º a escalar pico
Corpo de alpinista é achado no Everest

das agências internacionais

O corpo do alpinista britânico George Mallory foi encontrado no monte Everest (Nepal), no sábado, por uma expedição americana que tenta provar que ele e seu parceiro Andrew Irvine foram os primeiros a vencer o "teto do mundo".
Nunca foi confirmado se os dois britânicos ainda subiam ou se, já conquistado o cume, estavam voltando. A dupla desapareceu em 1924. O corpo foi descoberto por oito montanhistas a uma altura de 8.327 metros (o monte, o mais alto do mundo, tem 8.848 metros).
Segundo o porta-voz da equipe, o corpo foi identificado. "Seu nome estava escrito nas etiquetas da roupa", disse, acrescentando que alguns objetos pessoais também foram encontrados. Mallory teria sido vítima de uma queda.
A expedição vai buscar agora o corpo de Andrew Irvine, que deve estar no mesmo setor, e sobretudo o aparelho fotográfico que pode conter a prova de que a dupla chegou ao cume antes de morrer.
O neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tensing Norkay são considerados os primeiros a conquistar o Everest, em 1953.


Texto Anterior: Timor Leste, Kosovo e a hipocrisia européia
Próximo Texto: Homem forte: Instituto vê ameaças à democracia na AL
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.