São Paulo, sexta, 4 de setembro de 1998

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As dúvidas sobre segurança

da Redação

Leia a seguir respostas, feitas pela empresa americana Air Safe, para as oito perguntas frequentes sobre a segurança nos vôos:

1 - Qual é o lugar mais seguro para se sentar dentro do avião?
Não há assento mais seguro. O ferimento e morte de pessoas nos acidentes dependem de muitos fatores, que não podem ser previstos até o momento da emergência.
2 - Qual é a companhia aérea mais segura?
Há algumas, como a Southwest (dos EUA) que nunca tiveram um passageiro morto e outras -como a Pan Am e a Eastern-, com um histórico de muitos acidentes fatais. Isso não torna uma empresa mais ou menos segura, apesar de afetar a noção de segurança do público. O indicador mais importante de segurança é de que forma a companhia é controlada pela administração civil de aviação de seu país. Companhias que operam com aeronaves de grande capacidade (mais de 30 passageiros) têm de seguir normas rígidas de segurança.
3 - Qual modelo de avião é o mais seguro?
Em geral, todas as aeronaves do mesmo modelo têm de se enquadrar à mesma lista de normas. Quando as preocupações com a segurança crescem -devido a um ou mais acidentes envolvendo o mesmo modelo-, as administrações civis de aviação pedem uma vistoria técnica em todos os modelos semelhantes para a certificação de que a causa dos problemas anteriores não se repetirá.
4 - Como devo me preparar para enfrentar situações como saída por rampas de emergência e uso de máscaras de oxigênio?
No caso da saída pelas rampas, é recomendável estar familiarizado com a localização das saídas de emergência, estar pronto a obedecer às recomendações da tripulação e usar roupas que facilitem o ato de escorregar na rampa. No caso das máscaras de oxigênio, deve-se colocá-las primeiro em si mesmo antes de ajudar os outros.
5 - Se o avião cai, a maioria das pessoas morre?
Houve, entre 1978 e 1995, um total de 164 acidentes fatais com grandes aeronaves fabricadas nos EUA ou no Leste Europeu. Em 68 casos, todos morreram. Em 15 ocasiões, entre 90% e 100% das pessoas morreram. Em 37 casos, as vítimas fatais foram menos de 10% do total a bordo.
6 - Voar hoje é mais ou menos seguro do que há 15 anos?
Nos últimos 15 anos, a taxa de acidente fatal por passageiro não sofreu alterações. O que mudou foi o número de vôos, que mais do que duplicou no período.
7 - Com que frequência há quedas de grandes aviões?
De acordo com o Instituto de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB), entre 1984 e 1994 houve 49 acidentes fatais com grandes aeronaves de empresas norte-americanas. Em 84 e em 93, houve apenas uma queda em cada ano. Já em 1989, esse número foi 11. O menor número de pessoas mortas por ano foi uma, em 1993, e o máximo foi de 526, em 1985.
8 - Quem decide o que deve mudar para aumentar a segurança?
As administrações civis de aviação de países como EUA, Reino Unido e França lideram mudanças em áreas como design de aeronaves, uso do avião e treinamento de pilotos. No resto de mundo, a Organização Internacional de Aviação Civil também tem papel fundamental.



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