|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
As dúvidas sobre segurança
da Redação
Leia a seguir respostas, feitas pela empresa americana Air Safe, para as oito perguntas frequentes sobre a segurança nos vôos:
1 - Qual é o lugar mais seguro para se sentar dentro do avião?
Não há assento mais seguro. O
ferimento e morte de pessoas nos
acidentes dependem de muitos fatores, que não podem ser previstos
até o momento da emergência.
2 - Qual é a companhia aérea
mais segura?
Há algumas, como a Southwest
(dos EUA) que nunca tiveram um
passageiro morto e outras -como
a Pan Am e a Eastern-, com um
histórico de muitos acidentes fatais. Isso não torna uma empresa
mais ou menos segura, apesar de
afetar a noção de segurança do público. O indicador mais importante de segurança é de que forma a
companhia é controlada pela administração civil de aviação de seu
país. Companhias que operam
com aeronaves de grande capacidade (mais de 30 passageiros) têm
de seguir normas rígidas de segurança.
3 - Qual modelo de avião é o
mais seguro?
Em geral, todas as aeronaves do
mesmo modelo têm de se enquadrar à mesma lista de normas.
Quando as preocupações com a
segurança crescem -devido a um
ou mais acidentes envolvendo o
mesmo modelo-, as administrações civis de aviação pedem uma
vistoria técnica em todos os modelos semelhantes para a certificação
de que a causa dos problemas anteriores não se repetirá.
4 - Como devo me preparar para
enfrentar situações como saída
por rampas de emergência e uso
de máscaras de oxigênio?
No caso da saída pelas rampas, é
recomendável estar familiarizado
com a localização das saídas de
emergência, estar pronto a obedecer às recomendações da tripulação e usar roupas que facilitem o
ato de escorregar na rampa. No
caso das máscaras de oxigênio, deve-se colocá-las primeiro em si
mesmo antes de ajudar os outros.
5 - Se o avião cai, a maioria das
pessoas morre?
Houve, entre 1978 e 1995, um total de 164 acidentes fatais com
grandes aeronaves fabricadas nos
EUA ou no Leste Europeu. Em 68
casos, todos morreram. Em 15
ocasiões, entre 90% e 100% das
pessoas morreram. Em 37 casos,
as vítimas fatais foram menos de
10% do total a bordo.
6 - Voar hoje é mais ou menos
seguro do que há 15 anos?
Nos últimos 15 anos, a taxa de
acidente fatal por passageiro não
sofreu alterações. O que mudou
foi o número de vôos, que mais do
que duplicou no período.
7 - Com que frequência há quedas de grandes aviões?
De acordo com o Instituto de Segurança nos Transportes dos EUA
(NTSB), entre 1984 e 1994 houve
49 acidentes fatais com grandes
aeronaves de empresas norte-americanas. Em 84 e em 93, houve
apenas uma queda em cada ano. Já
em 1989, esse número foi 11. O menor número de pessoas mortas
por ano foi uma, em 1993, e o máximo foi de 526, em 1985.
8 - Quem decide o que deve mudar para aumentar a segurança?
As administrações civis de aviação de países como EUA, Reino
Unido e França lideram mudanças
em áreas como design de aeronaves, uso do avião e treinamento de
pilotos. No resto de mundo, a Organização Internacional de Aviação Civil também tem papel fundamental.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|