São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Rejeição sunita fica mais difícil

Xiitas e curdos mudam regra para Constituição

DA REDAÇÃO

O Parlamento do Iraque fixou novas regras eleitorais que tornam mais fácil a aprovação da Constituição, apoiada pelos xiitas e curdos, e dificultam sua rejeição no referendo de 15 de outubro. A medida provocou reações de autoridades sunitas, que rejeitam o texto proposto.
Numa sessão anteontem, curdos e xiitas, que detêm mais de três quartos das 275 cadeiras do Parlamento, decidiram que, para que a Carta seja aprovada, uma maioria dos eleitores que comparecerem às urnas deve dizer "sim". Já para rejeitar a proposta, dois terços dos eleitores registrados em três ou mais Províncias têm de optar pelo "não".
Pelas regras antes em vigor, a Constituição seria ratificada se uma maioria dos votantes a aprovasse e se dois terços dos votantes -e não dos eleitores registrados- em três ou mais Províncias não a rejeitasse. Nas eleições de janeiro, menos de 60% dos eleitores registrados realmente votaram.
"É claramente uma fraude", disse Saleh al Mutlaq, porta-voz do grupo árabe sunita Diálogo Nacional Iraquiano, um dos que ajudaram a preparar a Carta. "Eles querem que essa Constituição seja aprovada apesar do desejo do povo." Mutlaq disse que os líderes sunitas poderão defender um boicote ao referendo.
"Jogar de acordo com essas regras majoritárias é muito perigoso, é brincar com fogo", disse Joost Hiltermann, especialista em Iraque do International Crisis Group. "Eles estão excluindo uma comunidade fazendo parecer que chegaram a um acordo."
Líderes xiitas e curdos alegam que cederam em todos os pontos possíveis na Carta, considerada pelos sunitas como ilegal. Os principais atritos giram em torno da imposição de restrições ao partido Baath (sunita) e do federalismo. Xiitas e curdos querem autonomia nas regiões que dominam, mas, como essas áreas concentram o petróleo, os sunitas temem perder acesso à maior riqueza do país.


Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA: Bush indica sua advogada para o Supremo
Próximo Texto: Oriente Médio: Polícia palestina faz ato contra o Hamas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.