São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espectro da confusão desta vez passou por Ohio, mas foi só susto

DE NOVA YORK

Por um momento, Ohio roubou a atenção dos americanos como "a Flórida de 2004". Mas diferentemente da eleição de 2000, quando os EUA levaram um mês para ter certeza de quem ocuparia a Casa Branca e muitos contestaram o resultado, a vitória de George W. Bush ali não é questionável.
As fraudes temidas antes do pleito aparentemente não ocorreram, e em nenhum momento os democratas chegaram a pedir recontagem de votos. A demora em admitir a derrota no Estado ocorreu por causa de 135 mil votos provisórios que aguardam verificação para serem apurados.
Quando ficou claro que mesmo que todos os votos provisórios fossem ratificados e favorecessem Kerry eles não cobririam a vantagem aberta por Bush, os democratas aceitaram a derrota. Mas antes disso, foi uma noite de dúvidas. Os 20 votos que Ohio tem no colégio eleitoral seriam suficientes para garantir tanto a vitória de Bush quanto a de Kerry.
"Bush ganhou Ohio mobilizando conservadores religiosos ao destacar oposição ao casamento gay e ao promover forte campanha para convencer os eleitores a votarem. A derrota não pode ser atribuída à campanha de Kerry", disse à Folha Thomas E. Mann, analista de política e opinião pública na Brookings Institution.
Embora seja um Estado industrial com um dos índices de desemprego mais altos do país, 5,9%, Ohio não colocou a economia como sua prioridade nesta eleição -o que costuma empurrar eleitores para os democratas.
Cerca de 25% dos eleitores que votaram no Estado são evangélicos e brancos, como Bush. Segundo uma pesquisa da rede de TV NBC, 21% dos entrevistados no Estado apontaram como prioridade na plataforma de seu candidato os valores morais. Ante esse tipo de eleitor, a agenda conservadora em termos comportamentais do presidente costuma fazer sucesso. (LUCIANA COELHO)


Texto Anterior: Democratas terão de fazer apostas
Próximo Texto: Flórida tira a roupa de Terceiro Mundo após ser motivo de chacota
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.