São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISRAEL

Colonos serão beneficiados

Parlamento aprova plano de compensação

DA REDAÇÃO

O Knesset (Parlamento de Israel) aprovou ontem lei que prevê compensação para os mais de 8.000 colonos que devem ser removidos dos 21 assentamentos judaicos na faixa de Gaza e de quatro isolados na Cisjordânia.
A compensação é um dos pontos chaves do plano do premiê Ariel Sharon para desocupar Gaza, que foi aprovado na semana passada no Knesset.
Na votação de ontem, foram 64 votos a favor, 44 contra e nove abstenções -o restante faltou. Cada uma das famílias deve receber até US$ 500 mil -depende do número de pessoas em cada lar- segundo decisão do gabinete. A compensação não faz parte do Orçamento para 2005.
Para conseguir aprovar o plano de saída de Gaza e a compensação dos colonos, Sharon contou com os votos do Partido Trabalhista. Quinze dos 36 integrantes de seu partido, o Likud, votaram contra.

Violência
As forças israelenses mataram um palestino ontem no campo de refugiados de Rafah na faixa de Gaza. Em Jenin (Cisjordânia), um palestino foi morto quando soldados de Israel abriram fogo contra militantes que preparavam uma emboscada.
As ações israelenses em Gaza e na Cisjordânia ocorrem dias após um terrorista suicida palestino se explodir em Tel Aviv e matar três pessoas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Saúde de Arafat deteriora e o leva à UTI
Próximo Texto: Iraque: Terroristas decapitam quatro iraquianos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.