São Paulo, segunda-feira, 04 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

Bush avalia fazer mudanças propostas por Rumsfeld

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, está avaliando algumas das propostas de mudanças para o Iraque feitas pelo ex-secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, antes de se demitir, no final do mês passado.
Rumsfeld disse à Casa Branca por meio de um memorando que a atuação das tropas norte-americanas no Iraque não está surtindo efeito e que é "hora de um ajuste maior". Ele sugeriu, entre outros, uma modesta retirada de militares do país.
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Stephen Hadley, disse que Bush irá considerar o memorando na hora de decidir novas diretrizes da ação no Iraque. "Achei de grande ajuda o que o secretário fez. E isso foi colocado numa espécie de lista de limpeza de idéias".
Segundo ele, Bush concorda com Rumsfeld "sobre as coisas não estarem progredindo bem e rápido o suficiente no Iraque". "Temos de fazer alguns ajustes, precisamos de uma nova forma de atuar no Iraque", disse.
O presidente deve avaliar também as recomendações do Grupo de Estudos do Iraque, que entregará seu relatório nesta quarta-feira.
Ontem, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, declarou em entrevista à rede BBC que o Iraque já está "preso no meio de uma guerra civil" e que muitas pessoas estão em condições piores do que na época de Saddam Hussein.
Uma criança e duas mulheres morreram em um ataque aéreo americano em Bagdá, e a violência no país deixou pelo menos mais 13 iraquianos e sete soldados dos EUA mortos.
Além disso, o comando militar americano confirmou a morte de um de seus pilotos na queda de um F-16, derrubado por insurgentes na semana passada na violenta Província de Anbar (oeste).


Com agências internacionais


Texto Anterior: Aumentam protestos no Líbano por saída de premiê
Próximo Texto: Ambos os lados estimulam as teorias de conspiração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.