São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1 Quais são as acusações contra Julian Assange, o fundador da WikiLeaks?
Segundo a Justiça sueca, ele cometeu estupro, assédio sexual e coerção ilegal contra duas mulheres. Os argumentos usados pela promotoria não estão claros, mas a prática de sexo desprotegido pode ser considerada uma categoria leve de estupro na Suécia. Assange manteve relações sexuais com duas mulheres, em datas distintas, enquanto dava palestras em Estocolmo.

2 Como ele se defende?
Assange afirma que as relações foram consensuais. Segundo depoimentos das vítimas, o preservativo estourou com uma delas e com a outra Assange teria se recusado a usá-lo. A defesa de Assange alega que a ação da Suécia é uma retaliação em relação a vazamentos divulgados pelo WikiLeaks sobre o país.

3 Qual é a pena máxima?
Quatro anos de prisão.

4 O que não está claro?
Se a polícia sabe onde Assange está escondido e o motivo de a Justiça sueca ter retomado a ação, mesmo depois de uma juíza ter concluído que não houve estupro.

5 Qual é a acusação contra Bradley Manning?
Enviar informações secretas para o WikiLeaks sobre os segredos da diplomacia americana, os diários militares das guerras do Afeganistão e do Iraque e um vídeo de um helicóptero americano metralhando civis também no Iraque.

6 Como Manning foi descoberto?
Foi delatado por um hacker envolvido no caso. Ele está preso há seis meses enfrentando um processo na corte marcial por vazamento de documentos confidenciais e informações de defesa. Parlamentares republicanos pedem que ele receba pena de morte.

7 Ele já está preso?
Sim, em caráter provisório.

8 Qual pode ser sua pena? Pelas acusações atuais, 52 anos de prisão.


Texto Anterior: Divulgação de telegramas causa 1ª baixa política, na Alemanha
Próximo Texto: Brasil pede Estado palestino em áreas ocupadas por Israel
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.