São Paulo, #!L#Sábado, 05 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALEMANHA
CDU já recebia doações ilegais nos anos 70

das agências internacionais

Dirigentes do partido alemão União Democrata Cristã (CDU) admitiram ontem que o esquema de arrecadação de fundos ilegais na agremiação existe pelo menos desde o início da década de 70.
A partir de 1971 e nos 20 anos seguintes, o partido recebeu recursos por meio de contas na Suíça. Parte do dinheiro veio do serviço secreto alemão e de um fundo criado durante a Guerra Fria para combater o comunismo.
A revelação, feita em relatório do partido após dois dias de depoimentos, aumenta a dimensão do escândalo financeiro que abala a CDU (oposição), partido do ex-chanceler (premiê) alemão Helmut Kohl.
O partido não soube determinar a quantidade de recursos recebidas a partir dos anos 70. Até agora, a CDU já disse que não tem como explicar a entrada de cerca de US$ 6 milhões em sua contabilidade. Kohl admitiu ter recebido US$ 1 milhão, mas se nega a revelar os doadores do dinheiro.


Texto Anterior: Guerra no Cáucaso: Rússia diz reduzir ação na Tchetchênia
Próximo Texto: Sem controle: Choques deixam 6 mortos em Kosovo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.