São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Helicóptero atirou em inocentes, afirma TV

DA FRANCE PRESSE

A TV francesa Canal Plus mostrou ontem imagens em que um helicóptero, que a rede diz ser dos EUA em ação no Iraque, atira em três pessoas no chão. Segundo a emissora, as vítimas não representavam ameaça.
A rede disse ter obtido as imagens por meio de europeus que trabalham para o Exército americano no Iraque. A gravação, de acordo com o Canal Plus, é de 1º de dezembro de 2003, em local não identificado.
Na gravação, de pouco mais de três minutos, é possível ouvir o que, segundo a TV, é um diálogo do piloto com o atirador e seu oficial, que lhes transmite ordens por vídeo, em tempo real.
Os dois primeiros homens em terra, um depois do outro, são crivados de balas disparadas pela metralhadora do helicóptero. O terceiro, ferido, se esconde com dificuldade debaixo de um caminhão. "Ele está ferido", ouve-se em inglês. "Atire nele", ordena o suposto oficial. "Atire no caminhão e nele."
Matar um inimigo ferido constitui crime de guerra, segundo a legislação internacional, disse o advogado Patrick Baudoin, membro da Federação Internacional de Direitos Humanos.


Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA ampliam investigação sobre tortura
Próximo Texto: Contingente do país fica até o fim de 2005
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.