São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido investiga fotografias de tortura

DA REDAÇÃO

Investigadores britânicos estão analisando a veracidade das fotos publicadas pelo tablóide "Daily Mirror" nas quais, supostamente, iraquianos são humilhados e torturados por soldados britânicos. Uma delas mostra o que, segundo o jornal, é um soldado urinando num prisioneiro encapuzado.
O governo do premiê Tony Blair, principal aliado dos EUA na Guerra do Iraque, disse que, até "prova em contrário", aceita as fotos "pelo seu valor de face" como possível evidência criminal.
O ministro das Forças Armadas, Adam Ingram, disse ao Parlamento que, apesar das suspeitas de que as fotos publicadas pelo "Mirror" no fim de semana seriam falsas, a Polícia Militar Real investigará a possibilidade de abuso de prisioneiros no Iraque.
"Foram feitas alegações muito graves que desafiam a reputação do Exército britânico", disse Ingram. "Nossa prioridade é estabelecer a verdade o mais rapidamente possível. Posso garantir que, se soldados britânicos tiverem agido de forma ilegal, ações apropriadas serão tomadas."
Segundo Ingram, a investigação já teria começado no Reino Unido, no Iraque e em Chipre, onde há bases britânicas.


Texto Anterior: Contingente do país fica até o fim de 2005
Próximo Texto: Eleição nos EUA: Com cofre cheio, Kerry lança ofensiva na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.