São Paulo, sábado, 05 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raúl Castro condecora militar morto em seqüestro

Desertores que tentaram levar avião a Miami podem ser condenados à morte

De acordo com o governo cubano, soldados mataram dois militares depois de fugirem de quartel perto de Havana, no último domingo

DA REDAÇÃO

Por sugestão de Raúl Castro, que desde julho substitui interinamente seu irmão, o ditador Fidel Castro, à frente do regime cubano, o Conselho de Estado de Cuba concedeu uma medalha póstuma ontem ao tenente-coronel Víctor Acuña.
O militar foi morto durante a tentativa de seqüestro de um avião anteontem no aeroporto de Havana. Segundo o governo, Acuña era refém dos dois recrutas que tentaram seqüestrar um avião para fugir rumo a Miami na quinta-feira.
Houve tiroteio no aeroporto, e os dois seqüestradores foram presos. O crime é passível de prisão perpétua e mesmo de pena de morte.
A versão oficial do governo diz que três recrutas, Alain Forbus e Leandro Cerezo, ambos de 19 anos, e Yoan Torres, 21, fugiram no domingo do quartel em que cumpriam o serviço militar obrigatório, a 40 km de Havana. Durante a fuga, eles mataram o sentinela Yoendris Gutiérrez, no quartel. Um deles foi capturado antes da tentativa de seqüestro do avião, mas o governo não revelou qual.
Os outros dois seqüestraram um ônibus de passageiros nos arredores do aeroporto internacional de Havana, invadiram o aeroporto e usaram passageiros do ônibus como reféns para entrar em um avião vazio.
Há versões de que agentes do serviço secreto cubano estavam dentro do avião em que os dois recrutas queriam fugir, fazendo-se de passageiros.
O decreto que concede a medalha ao tenente Acuña destaca sua "atitude intransigente, inclaudicante e o arrojo diante dos inimigos inescrupulosos". O governo cubano acusa os EUA de responsáveis pela tentativa de seqüestro, "por darem residência a quem foge da ilha".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Federação de pilotos acusa problema em Buenos Aires
Próximo Texto: Barco vira e mata 22 imigrantes haitianos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.