São Paulo, terça-feira, 05 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitiva dividia hotel com Carter

DO ENVIADO A BRASÍLIA

Eram 10h30 da manhã quando dois funcionários da Embaixada do Irã em Brasília comunicaram à gerência do Hotel Alvorada, às margens do lago Paranoá, em Brasília, o cancelamento das reservas de quase cem apartamentos feitas havia três semanas.
A Folha testemunhou o momento em que os dois funcionários, visivelmente constrangidos, tentavam explicar que Mahmoud Ahmadinejad e sua grande delegação de ministros, assessores, seguranças e empresários haviam desistido da viagem.
No mesmo momento, uma secretária tentava antecipar por telefone as passagens de volta a Teerã dos 15 membros da delegação iraniana que já estavam em Brasília.
Ironicamente, a delegação de Ahmadinejad esteve hospedada no mesmo hotel que o ex-presidente americano Jimmy Carter, pivô da ruptura entre Teerã e Washington.
Irã e EUA romperam laços em 1980, depois que militantes ligados à Revolução Islâmica tomaram 52 reféns na embaixada americana em Teerã em represália ao asilo dado por Carter ao xá deposto. O sequestro durou 444 dias e abriu a era de sanções contra o Irã.
As delegações chegaram a se cruzar, quando Carter e sua comitiva saíam do hotel. Ninguém se cumprimentou. (SA)


Texto Anterior: Presidente do Irã cancela visita ao Brasil
Próximo Texto: Diplomacia de Israel tenta colocar questão palestina em segundo plano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.