São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixador afirma que não houve ultimato

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya, disse ontem a deputados e senadores brasileiros que seu presidente, Hugo Chávez, foi alvo de um mal-entendido anteontem e que o país vizinho compreenderá o ritmo de trabalho do Legislativo brasileiro.
Segundo o embaixador, Chávez manifestou pressa em entrar no Mercosul e vontade de de que isso ocorra até o fim de setembro. A visão do embaixador contrasta com as palavras oficiais do presidente venezuelano divulgadas pela Agência Bolivariana de Notícias.
Disse Chávez: "Se, em um período de três meses, não se completar a adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul teremos que, lamentavelmente, nos retirar definitivamente desta instância".
Montoya reuniu-se em sigilo com parlamentares da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. "O embaixador explicou que a recente manifestação do presidente venezuelano, Hugo Chávez, não teve a intenção de ser um ultimato ao Congresso brasileiro, mas sim de demonstrar a vontade de seu país de integrar o Mercosul no menor espaço de tempo possível", diz a nota da comissão.
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que relatava o projeto na Comissão Conjunta do Mercosul, enviou o protocolo de adesão da Venezuela para o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), anteontem.
"Deixamos a presidência da Câmara à vontade. Esperávamos a criação da Comissão de Representação junto ao Parlamento do Mercosul; como isso não aconteceu ainda, não seríamos nós a atrapalhar", disse.
A criação da comissão está parada devido ao acúmulo de medidas provisórias trancando a pauta, diz Zambiasi. Depois de despachado por Chinaglia, o protocolo de adesão será analisado por comissões e pelo Plenário da Câmara e do Senado.

Paraguai
No Paraguai, só ontem o presidente Nicanor Duarte enviou o protocolo de adesão da Venezuela para o Congresso, onde a oposição tem maioria. Os Legislativos de Uruguai e Argentina já ratificaram o ingresso.
(IURI DANTAS)


Texto Anterior: Adesão ao bloco é desastre, diz industrial venezuelano
Próximo Texto: Primeira-dama devolve cartão de crédito e põe fim a controvérsia francesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.