São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filha de "mentor" do golpe salvou presidente

DA ENVIADA A QUITO

A filha do ex-presidente do Equador Lucio Guitérrez, a subtenente do Exército Karina, participou do resgate armado do presidente Rafael Correa de um hospital na quinta-feira passada, segundo diz seu tio, o deputado Gilmar Gutiérrez.
Lucio Gutiérrez, opositor de Correa, é acusado pelo governo de estar por trás do motim policial.
"Lucio ficou muito orgulhoso da lealdade de Karina à missão que recebeu", disse Gilmar, do oposicionista Sociedade Democrática, à Folha. "Nosso primo irmão, o major Robert Vargas Borbúa, também participou."
Gilmar Gutiérrez, que comanda uma bancada de 19 deputados na Assembleia Nacional, voltou a rejeitar as acusações do governo de que seu irmão incitou soldados e policiais ao levante.
"Não fomos os Gutiérrez que mandamos o presidente Rafael Correa ir à boca do lobo", ironizou.
"Tomara que o presidente corrija esse erro fatal e modifique a lei que causou o protesto. Os militares e os policiais não têm como estar contentes com o governo."
Karina Gutiérrez Bohórquez seguiu a carreira do pai, um coronel do Exército reformado, e faz parte de um batalhão que atua em situações de emergência. Por isso, teria sido convocada.
Na ação, militares e policiais leais ao presidente se enfrentaram com sublevados, provocando ao menos três mortes.
(FM)


Texto Anterior: Após rebelião, Correa sinaliza recuo
Próximo Texto: Ex-guerrilheiro causa tensão entre Argentina e Chile
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.