UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Arafat quer controle

Divergências adiam novo gabinete palestino

DA REDAÇÃO

Sem chegar a um acordo com o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat, sobre a formação de seu ministério, o premiê palestino, Ahmed Korei, disse ontem que apresentará o seu gabinete apenas na próxima semana. O governo interino, que terminaria ontem à meia-noite, foi prorrogado até a formação de um novo gabinete.
O principal obstáculo para que o gabinete fosse apresentado ontem foi a disputa entre Arafat e Korei para indicar o titular do Ministério do Interior. A pasta é a responsável pela segurança e pelo combate aos grupos terroristas.
Korei defende que Nasser Yousef seja indicado. Porém Arafat rejeita a indicação e não está disposto a abrir mão de seus poderes na área de segurança, vital para o moribundo processo de paz.
A falta de acordo deve atrasar os esforços para a retomada formal do diálogo sobre o novo plano de paz, com um encontro entre Korei e o premiê israelense, Ariel Sharon. Nos últimos dias, autoridades de alto escalão dos dois lados têm se reunido.

Resolução de Israel
Israel, que tem sido alvo de dezenas de resoluções da ONU, decidiu ontem contra-atacar. O país vai apresentar na Assembléia Geral uma proposta de resolução que prega a necessidade de as "crianças israelenses terem uma vida normal, livre do terrorismo, da destruição e do medo".
A resolução se espelha em outra apresentada pelo Egito que condena as consequências das ações militares de Israel na vida das crianças palestinas. O objetivo seria testar a ONU, considerada pró-árabe entre os israelenses.
Israel disse que decidiu apresentar uma proposta falando apenas do sofrimento das crianças israelenses porque a egípcia só fala do sofrimento das crianças palestinas após três anos de revolta contra a ocupação de Gaza e Cisjordânia, iniciada em 1967.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Arsenal iraquiano alimenta mercado clandestino
Próximo Texto: Censura: Sob pressão, TV desiste de série sobre Reagan
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.