São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neve em Paris isola aeroportos

DA REDAÇÃO

Milhares de passageiros pernoitaram de sábado para domingo nos saguões do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, cujo tráfego foi duramente afetado por tempestades de neve na região de Paris.
A neve caiu de modo tão inesperado que os dispositivos de descongelamento das pistas não davam conta do trabalho. Quando isso ocorreu, eram os aviões que precisavam passar por jatos de água salgada para a retirada da camada de gelo que os encobria.
Cerca de 120 vôos noturnos de sábado foram suspensos, enquanto aqueles que decolavam o faziam com um atraso de quatro a dez horas, muitos deles com seus passageiros transferidos para Orly, ao sul de Paris.
Por sua vez, a formação de uma placa de gelo de 300 metros de comprimento fechou o tráfego de uma auto-estrada da região parisiense, bloqueando 30 mil veículos e provocando um congestionamento de 33 quilômetros.
Policiais distribuíram de madrugada alimentos e bebidas quentes para os motoristas que ficaram bloqueados.
O Centro Nacional de Informações Rodoviária qualificou a nevasca de "excepcional" para a região de Paris.
Nas montanhas dos Alpes, houve precipitação de 50 cm de neve, e, segundo as autoridades, há risco de avalanche.

Inundações na Europa
O mau tempo continuou a afetar outros países europeus, onde chuvas pesadas e transbordamento de rios atingem algumas regiões da Alemanha, Bélgica, Portugal e Reino Unido.
A polícia alemã registrou ontem a terceira vítima das chuvas, uma mulher que se afogou em Regensburg, no sul do país.
Na Itália, um terço de Veneza está sob as águas, inclusive a praça de São Marcos. "Esse inverno está sendo desastroso", disse o prefeito veneziano, Paolo Costa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Síndrome de 11 de setembro: Sequestro de avião leva caos a Frankfurt
Próximo Texto: Venezuela: Chavistas atacam posto da polícia municipal de Caracas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.