São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líderes democratas se opõem a ampliar tropas em meio a dissonância no partido

DAVID STOUT
DO NEW YORK TIMES, EM WASHINGTON

A nova presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o senador Harry Reid, líder da maioria no Senado, afirmaram que lutarão contra qualquer projeto para o envio de mais tropas ao Iraque.
Em carta ao presidente George W. Bush, os líderes democratas dizem querer fazer "todo o possível para ajudar o sucesso do Iraque no futuro". "Mas, como muitos dos nossos comandantes militares, não acreditamos que enviar mais tropas contribuirá para o sucesso", escreveram. "Aumentar as tropas só colocará em perigo mais americanos e colocará nossas Forças Armadas no limite."
"O governo se recusa a admitir o impacto devastador que manter nossos soldados no Iraque produz na segurança nacional", declarou o senador democrata Russell Feingold. "Deveríamos estar trazendo de volta nossos soldados. A mensagem do povo americano nas urnas foi clara. Já passou da hora de o governo escutá-la".
A carta de Pelosi e de Reid e a alusão de Feingold às eleições de novembro enfatizaram a nova realidade política para a Casa Branca. No momento em que Bush prepara o discurso de defesa de sua estratégia e muda sua equipe militar e diplomática para lidar com o Iraque, ele tem encontrado oposição feroz da recém-empossada liderança democrata -apesar de parte da bancada ter manifestado apoio.
Pelosi e Reid marcaram posições mais claras do que alguns de seus colegas, que não rejeitaram um aumento modesto ou temporário nas tropas.
Entre eles, está o senador democrata Carl Levin, novo chefe da comissão de Forças Armadas, que disse que não "prejulgaria" a proposta do presidente porque qualquer reforço de contingente estaria ligado a uma estratégia maior para desatolar os EUA do Iraque.


Texto Anterior: Bush muda comando militar no Iraque
Próximo Texto: Artigo: Uma política americana sem ideologias?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.