São Paulo, terça-feira, 06 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Republicanos bloqueiam voto contra guerra

DA REDAÇÃO

A minoria republicana no Senado americano conseguiu bloquear, ontem à noite, a discussão de uma resolução que condenaria o plano do presidente George W. Bush de enviar mais 21.500 soldados para o Iraque. A resolução não teria o poder de cancelar a iniciativa presidencial.
A proposta de levar a resolução à debate teve 49 votos contra 47, quando seriam necessários 60 para que ela fosse analisada em plenário. A oposição democrata tem uma maioria apertada na Casa, de 51 cadeiras contra 49.

Irã
Um relatório elaborado por especialistas em geopolítica do Reino Unido e divulgado ontem em Londres conclui que uma ação militar contra o Irã teria resultados desastrosos.
De acordo com o texto, assinado por 17 entidades -como a Oxfam e o Conselho Muçulmano Britânico-, uma das conseqüências indesejáveis seria o aumento da instabilidade política no Iraque.
A hipótese de uma ação militar dos EUA contra o Irã tem sido aventada desde que Bush, ao anunciar o plano de envio mais tropas ao Iraque, deu especial ênfase ao suposto apoio iraniano a grupos xiitas que combatem a ocupação americana.
O governo iraniano está sob sanções econômicas das Nações Unidas desde dezembro por causa de seu programa de enriquecimento de urânio, que se recusa a suspender. As potências do Conselho de Segurança da ONU acreditam que o Irã pretende desenvolver armas atômicas. O país nega.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bush quer mais US$ 93 bi para guerras
Próximo Texto: Orçamento reduz ajuda a Equador e Bolívia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.