São Paulo, terça-feira, 06 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Falso professor provoca crise de credibilidade na Wikipédia

DO "INDEPENDENT"

A Wikipédia enfrenta uma das maiores crises de sua trajetória após descobrir que um estudante do Estado americano de Kentucky, de 24 anos, se passava por um renomado professor de teologia ao escrever na enciclopédia virtual. Ryan Jordan, um dos 75 mil colaboradores permanentes da Wikipédia, alterou mais de 20 mil tópicos controversos do site.
Apesar de qualquer pessoa poder alterar os 5,3 milhões de artigos da Wikipédia, os colaboradores têm mais privilégios nas modificações feitas em artigos controversos.
Ele podia interferir em disputas entre outros usuários do site sobre temas religiosos e era encarregado de evitar o vandalismo contra a enciclopédia. Usando o pseudônimo "Essjay", Jordan recorria a livros como "Catholicism for Dummies" (Catolicismo para idiotas) para corrigir os artigos.
Jordan chegou a ser mencionado em uma reportagem da revista "New Yorker" como especialista. A revista teve que se retratar em uma nota do editor. "Ele não possui nenhum título acadêmico. Ele nunca foi professor", reconheceu a revista.
O fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, pediu que Jordan deixe seu posto de voluntário e defendeu que os editores passem a ter que comprovar suas credenciais e identidades. "Eu posso mandar uma cópia do meu diploma por fax para o escritório", sugeriu Wales.
Enquanto muitos usuários defenderam o estudante, afirmando que o seu julgamento editorial nunca foi questionado, outros expressaram um sentimento de traição. Jordan fez uma última inclusão na Wikipédia no sábado à noite. "Eu espero que as outras pessoas redirecionem a energia que gastaram nos últimos dias para me defender e me denunciar para fazer alguma coisa boa para a Wikipédia", escreveu.


Texto Anterior: Ataque dos EUA mata 9 de família afegã
Próximo Texto: Iraque: Maliki quer investigar ação em posto policial em Basra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.