São Paulo, segunda-feira, 06 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICAS

Fidel critica texto de cúpula por excluir Cuba

DA REDAÇÃO

O ex-ditador cubano, Fidel Castro, escreveu ontem que o rascunho da declaração final da Cúpula das Américas, que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de abril em Trinidad e Tobago, contém "conceitos inaceitáveis" porque manteria a exclusão da ilha dos fóruns latino-americanos.
No texto, Fidel disse que o rascunho do documento lhe foi repassado pelo presidente nicaraguense, Daniel Ortega. A ilha, suspensa da OEA (Organização dos Estados Americanos) desde 1962, é o único país da região que não participará da cúpula.
Fidel recebeu apoio do presidente venezuelano, Hugo Chávez: "Não podemos aceitar que os EUA sigam atropelando Cuba". Em outro texto, Fidel citou disse que a ilha não teme dialogar com os EUA.
Antes de viajar a Trinidad e Tobago, o presidente Barack Obama deve cumprir a promessa de eliminar as restrições para viagens de cubanos-americanos a Cuba e para envio de remessas à ilha.


Texto Anterior: Homem-bomba mata 22 no Paquistão
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Demetrius Papademetriou: Crise econômica ameaça era histórica de mobilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.