São Paulo, sábado, 06 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque de Israel em Gaza mata cinco palestinos

DA REDAÇÃO

Um ataque aéreo israelense contra um campo de treinamento palestino na faixa de Gaza matou ontem cinco membros de um grupo ligado ao Hamas, fazendo aumentar ainda mais a já alta tensão entre Israel e o governo da Autoridade Nacional Palestina.
Segundo o Exército israelense, o ataque aéreo atingiu uma base usada pelos Comitês Populares de Resistência (CPR), grupo apontado como responsável por diversos ataques com foguetes contra Israel.
"Houve um ataque aéreo em uma área de treinamento do CPR enquanto terroristas estavam treinando lá", disse um porta-voz do Exército de Israel.
O ataque foi próximo à casa de um dos altos comandantes dos comitês, Moumtaz Dourghmush, que, no entanto, não estava no local.
O grupo ameaçou retaliar. "Vamos responder com uma onda de disparos de foguetes contra Israel e os assentamentos sionistas próximos a Gaza", disse o porta-voz dos comitês, Abu Sharif.
Já o Exército de Israel disse que irá "continuar a empregar todos os menos à disposição para combater terroristas e seus simpatizantes".
Nabil Abu Rdeneh, assessor do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, disse que o presidente condenou o ataque e instou a comunidade internacional a intervir.
"Essa escalada israelense não vai ajudar os esforços de restaurar a calma na região", disse Rdeneh.
Este foi o primeiro ataque de Israel desde que assumiu o novo governo sob o premiê Ehud Olmert, anteontem.
No mês passado, o Hamas apontou o líder do CPR, Jamal Abu Samhadana, para chefiar uma nova força de segurança. A indicação enfureceu Israel e foi depois vetada por Abbas.

Cisjordânia
Em outro incidente, em Nablus, na Cisjordânia, um palestino foi morto e outro foi ferido por disparos israelenses durante um protesto em que a população jogava pedras contra tropas de Israel. Segundo o Exército, os dois estavam atirando um explosivo. Outros quatro palestinos foram presos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Oriente Médio: UE propõe fundo de ajuda humanitária aos palestinos
Próximo Texto: Iraque: Polícia mata menino de 14 anos por ser gay
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.